PARA ALÉM DO: MENINA VESTE ROSA E MENINO VESTE AZUL, DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Renata Lewandowski Montagnoli Instituto Federal Catarinense - PPGE - Campus Camboriú
  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Instituto Federal Catarinense (IFC)/Campus Camboriú
  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Instituto Federal Catarinense

Resumo

Em um país marcado pelo machismo, preconceito e violência de gênero como o Brasil, é fundamental problematizar as relações que são construídas socialmente entre homens e mulheres e que se questione como elas interferem na reprodução da sociedade colonialista, machista e patriarcal e no exercício da cidadania plena pelas mulheres. Tais reflexões, em nossa análise são elementos importantes para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e emancipadora, uma vez que a apropriação dos saberes historicamente acumulados é uma condição para a compreensão da realidade e, consequentemente, para a tomada de decisão quanto ao desejo de transformá-la ou conservá-la. Dito isto, este artigo que se caracteriza como um estudo teórico, de abordagem qualitativa, que se propõe a discutir as contribuições dos estudos de gênero nas escolas como elemento determinante para a compreensão da histórica exclusão social das mulheres e seus impactos sobre a vivência da cidadania plena.

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Biografia do Autor

Renata Lewandowski Montagnoli, Instituto Federal Catarinense - PPGE - Campus Camboriú

Sou licenciada em História pela UNIFEBE/Brusque, com especialização em História e Intolerânica pela mesma instituição; mestranda do Mestrado Acadêmico em Educação do IFC/Camboriú; professora efetiva da Rede Municipal de Itapema/SC.

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal Catarinense (IFC)/Campus Camboriú

Doutora em Educação pela UFSC (2014). Professora nos cursos de licenciatura e Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense. Membro e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos, membro do Grupo EMpesquisa e membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). Coordenadora do PPPGE-IFC.

Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação pela UFSC (2014). Professora nos cursos de licenciatura e Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense. Membro dos grupos de Pesquisa Ensino e Formação de Professores em Santa Catarina (GPEFESC?UFSC) e Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC).  Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia/IFC e Orientadora do Programa Residência Pedagógica/Capes.

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

MONTAGNOLI, R. L.; GOSSLER RODRIGUES DA SILVA, F. L.; RIBEIRO DE MELO, M. M. PARA ALÉM DO: MENINA VESTE ROSA E MENINO VESTE AZUL, DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/42803. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos