PARA ALÉM DO: MENINA VESTE ROSA E MENINO VESTE AZUL, DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Resumo
Em um país marcado pelo machismo, preconceito e violência de gênero como o Brasil, é fundamental problematizar as relações que são construídas socialmente entre homens e mulheres e que se questione como elas interferem na reprodução da sociedade colonialista, machista e patriarcal e no exercício da cidadania plena pelas mulheres. Tais reflexões, em nossa análise são elementos importantes para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e emancipadora, uma vez que a apropriação dos saberes historicamente acumulados é uma condição para a compreensão da realidade e, consequentemente, para a tomada de decisão quanto ao desejo de transformá-la ou conservá-la. Dito isto, este artigo que se caracteriza como um estudo teórico, de abordagem qualitativa, que se propõe a discutir as contribuições dos estudos de gênero nas escolas como elemento determinante para a compreensão da histórica exclusão social das mulheres e seus impactos sobre a vivência da cidadania plena.
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