Memórias de trajetórias educacionais através de dinâmicas interseccionais

Autores

  • Viviane Vergueiro Simakawa Universidade Federal da Bahia
  • Dayane Assis PPGNEIM/UFBA
  • Rodrigo Márcio S. dos Santos PPGNEIM/UFBA

Resumo

Este artigo pretende apresentar algumas reflexões a partir das memórias de três estudantes do PPGNEIM-UFBA sobre suas trajetórias educacionais. Fundamentadas em perspectivas teóricas relacionadas à memória, aos trans+feminismos e aos estudos descoloniais e antirracistas, procuramos situar estas memórias, bem como a teorização acerca delas, enquanto exercícios de compreensão de dinâmicas violentas nas intersecções de classe, gênero, raça-etnia, orientação sexual e identidade de gênero, entre outras. Neste sentido, o artigo tem o objetivo de valorizar epistemicamente estas memórias, enquanto presença e análise, bem como de compartilhar algumas reflexões coletivas realizadas por este grupo de três estudantes, por entre suas memórias.As narrativas apresentadas a seguir mostram como três distintas memórias produzidas a partir de diferentes contextos informam como os marcadores sociais da diferença são partes constitutivas dos rumos a partir dos quais cada trajetória educacional se constrói. Nesse artigo, procuramos trazer inicialmente alguns fundamentos teóricos que sustentam o valor epistêmico de nossas escrevivências, para então compartilhar elementos de nossas respectivas trajetórias educacionais que estivessem ligados aos marcadores sociais que mais se destacam para cada uma das pessoas autoras, e em como tais elementos se conectam com memórias, afetos, sentimentos e expectativas relativas a in+adequação, normatização e violência. De maneira que, dentro de nossas temporalidades e espaços particulares, possamos entrelaçar análises que complexifiquem a percepção desses marcadores e as suas maneiras de impactar as subjetividades.

Este artigo pretende apresentar algumas reflexões a partir das memórias de três estudantes do PPGNEIM-UFBA sobre suas trajetórias educacionais. Fundamentadas em perspectivas teóricas relacionadas à memória, aos trans+feminismos e aos estudos descoloniais e antirracistas, procuramos situar estas memórias, bem como a teorização acerca delas, enquanto exercícios de compreensão de dinâmicas violentas nas intersecções de classe, gênero, raça-etnia, orientação sexual e identidade de gênero, entre outras. Neste sentido, o artigo tem o objetivo de valorizar epistemicamente estas memórias, enquanto presença e análise, bem como de compartilhar algumas reflexões coletivas realizadas por este grupo de três estudantes, por entre suas memórias.

As narrativas apresentadas a seguir mostram como três distintas memórias produzidas a partir de diferentes contextos informam como os marcadores sociais da diferença são partes constitutivas dos rumos a partir dos quais cada trajetória educacional se constrói. Nesse artigo, procuramos trazer inicialmente alguns fundamentos teóricos que sustentam o valor epistêmico de nossas escrevivências[1] , para então compartilhar elementos de nossas respectivas trajetórias educacionais que estivessem ligados aos marcadores sociais que mais se destacam para cada uma das pessoas autoras, e em como tais elementos se conectam com memórias, afetos, sentimentos e expectativas relativas a in+adequação, normatização e violência. De maneira que, dentro de nossas temporalidades e espaços particulares, possamos entrelaçar análises que complexifiquem a percepção desses marcadores e as suas maneiras de impactar as subjetividades.

REFERENCIA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Vergueiro Simakawa, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Estudos sobre Mulheres, Gêneros e Feminismos (PPGNEIM - UFBA) Mestra em Cultura e Sociedade (Universidade Federal da Bahia – UFBA), Bacharel em Ciências Econômicas (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp) e integrante do CuS (grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade - UFBA). E-mail: msvivianev@gmail.com .

Dayane Assis, PPGNEIM/UFBA

Graduada em Ciências do Estado (UFMG), Mestra e Doutoranda em sobre Mulheres, Gêneros e Feminismos (PPGNEIM - UFBA

Rodrigo Márcio S. dos Santos, PPGNEIM/UFBA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialista de em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ).Possui graduação em Psicologia pela Universidade Salvador (2011).

Downloads

Publicado

2020-11-10

Como Citar

SIMAKAWA, V. V.; ASSIS, D.; SANTOS, R. M. S. dos. Memórias de trajetórias educacionais através de dinâmicas interseccionais. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/38897. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva