AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FEMININAS EM GOT

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro
  • Vanessa Amália Dalpizol Valiati Universidade Feevale
  • Débora Wissmann Universidade Feevale
  • Juliana Samara Luft Universidade Feevale
  • Fernanda Klauck Universidade Feevale

Resumo

Este artigo tem como tema as representações sociais das personagens femininas em Game of Thrones baseado na análise da personagem Daenerys Targaryen. O ensaio tem como problema analisar como uma narrativa ficcional pode apropriar-se de discussões sociais, através das representações contidas em suas personagens. Optou-se por uma metodologia delineada em uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, buscou-se analisar as teorias de gênero e as representações femininas enquanto capazes de definir papéis sociais como base nos estudos de Butler (2007) e Alves e Pitanguy (1991). A análise estrutural da narrativa permitiu identificar como esses elementos de representação são inseridos nas cenas analisadas conforme Barthes (2008). Como resultado puderam ser encontradas as ressignificações dos papéis sociais da mulher no seriado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro

Mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2002) e Doutor em Comunicação Social, pela mesma universidade. Coordenador do Mestrado de Indústria Criativa da Universidade FEEVALE em Novo Hamburgo/RS.

Vanessa Amália Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Vanessa Valiati é doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), mestre em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS), especialista em Economia da Cultura (PPGE/UFRGS) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (PUCRS). Atua como docente no Mestrado Profissional em Indústria Criativa e nos cursos de graduação em Jornalismo e Produção Audiovisual da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), onde também é coordenadora acadêmica do curso de pós-graduacão lato-sensu em Produção e Gestão de Conteúdos Digitais. É integrante do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Informacão da UFRGS e colaboradora do NECCULT ligado à Faculdade de Ciências Econômicas da mesma instituição. Atualmente pesquisa nas áreas relacionadas ao consumo digital, conteúdos criativos, indústrias criativas, produção audiovisual, jornalismo digital, plataformas e audiências e processos de colaboração em rede.

Débora Wissmann, Universidade Feevale

Mestra em Indústria Criativa na Universidade Feevale e graduada em Publicidade e Propaganda na mesma universidade. Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento Científico na Universidade Feevale. Tem experiência na área de criação, redação e fotografia publicitária, e interesse nas áreas de processos criativos, narrativas, discursos e feminismo.

Fernanda Klauck, Universidade Feevale


Graduanda de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale/RS e integrante do Grupo de Pesquisa Indústria Criativa, na mesma instituição.

Referências

ALVES, B. M.; PITANGUY, J. (1991). O que é feminismo. 8. ed. São Paulo, SP: Brasiliense.

AMOSSY, R. (2013). L´argumentation dans le discours. Paris: Armand Colin.

BALOGH, A. M. (2002). O discurso ficcional na TV: sedução e sonho em doses homeopáticas. São Paulo, SP: Edusp.

BARTHES, R. (2008). Análise estrutural da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes.

BEAUVOIR, S. (2009). Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

BOURDIEU, P. (1999). A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

BUTLER, J. Corpos que pensam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, G. L. (2007) (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica. p. 151 – 171.

CHARAUDEAU, P. (2015). Discurso Político. São Paulo: Contexto.

DIJK, T. A. (1999). Cognição, discurso e interação. São Paulo: Editora Contexto.

GAME of Thrones, primeira temporada. Direção: Tim Van Patten. Data de emissão: 17 de abril de 2011. Título original do episódio: Winter Is Coming. Disponível em: <https://www.hbo.com/game-of-thrones/season-01/1-winter-is-coming>. Acesso em: 10 jan. 2018.

GAME of Thrones, quarta temporada. Direção: D. B. Weiss. Data de emissão: 6 de abril de 2014. Título original do episódio: Two Swords. Disponível em: <https://www.hbo.com/game-of-thrones/season-04/1-two-swords>. Acesso em: 10 jan. 2018.

GAME of Thrones, sétima temporada. Direção: Jeremy Podeswa. Data de emissão: 27 de agosto de 2017. Título original do episódio: The Dragon and the Wolf. Disponível em: <https://www.hbo.com/game-of-thrones/season-07>. Acesso em: 10 jan. 2018.

GANCHO, C. V. (2000). Como analisar narrativas. São Paulo, SP: Ática.

GREIMAS, A. J. (1973). Semântica estrutural: pesquisa de método. São Paulo: Cultrix.

HALL, S. (2001). A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora.

LIPOVETSKY, G. (2000). A Terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo. Companhia das Letras.

MACHADO, L. Z. In: SCHPUN, M. R. (Org). (2004). Masculinidades. São Paulo: Boitempo Editorial.

MANNONI, M. (1999). Elas não sabem o que dizem: Virginia Woolf, as mulheres e a psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.

MARTIN, B. (2014). Homens difíceis. São Paulo: Aleph.

VOGLER, C. (2006). A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

PINHEIRO, C. M. P.; VALIATI, V. A. D.; WISSMANN, D.; LUFT, J. S.; KLAUCK, F. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FEMININAS EM GOT. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/38831. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos