HIERARQUIAS DE GÊNERO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS ASSALTOS AO TURNO DE FALA

Autores

  • Priscylla Pirasol de Carvalho Marchioni IFRO
  • Taíse Simioni UNIPAMPA
  • Fabiane Simioni FURG
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira UNIPAMPA

Resumo

Pretende-se verificar nesse trabalho a relação entre assaltos ao turno e as hierarquias de gênero no interior de uma comunidade de prática situada na cidade de Bagé – RS. Para a geração de dados, foram observadas e gravadas em áudio nove reuniões dessa comunidade de prática, e também foi desenvolvido um diário de campo e aplicado um questionário para entender o perfil dos membros. A partir da análise dos dados gerados, foi possível observar uma dominância masculina, bem como uma tentativa de silenciamento das pessoas definidas como mulheres a partir do uso dos assaltos ao turno de fala. Acredita-se, portanto, que haja uma relação entre as hierarquias de gênero (entre mulheres e homens) e estilos conversacionais dos participantes desta comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscylla Pirasol de Carvalho Marchioni, IFRO

Possui graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Respectivas Licenciaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente é Professora Substituta no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Cacoal.

Taíse Simioni, UNIPAMPA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Pampa, com atuação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas (Mestrado Profissional)

Fabiane Simioni, FURG

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Professora de graduação (Relações Internacionais) e pós-graduação (Mestrado em Direito e Justiça Social) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Vera Lúcia Duarte Ferreira, UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Modelagem Computacional (área de concentração Matemática Aplicada e Computação Científica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Politécnico (2014). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Pampa /UNIPAMPA

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

MARCHIONI, P. P. de C.; SIMIONI, T.; SIMIONI, F.; FERREIRA, V. L. D. HIERARQUIAS DE GÊNERO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS ASSALTOS AO TURNO DE FALA. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/38491. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva