Formação política em gênero: O processo de empoderamento da mulher pescadora em Pernambuco entre os anos de 2004 e 2014

Autores

  • Daniela Rodrigues Guimarães UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Maria do Rosário Fátima de Andrade Leitão

Resumo

O objetivo do artigo consiste em verificar as contribuições do(s) processo(s) formativo(s) no campo das relações sociais de gênero às mulheres pescadoras em Pernambuco, realizados no período de 2004-2014. Esse trabalho consiste em um aprofundamento da pesquisa aprovada no Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA Nº 020/2010 – Seleção pública de propostas para pesquisas em temas de Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos. A Categoria 1 e traz elementos da pesquisa Relações Sociais de Gênero e Formação Política: um estudo com pescadoras artesanais presidentas de Colônia em Pernambuco. A pesquisa qualitativa está ancorada nos conceitos de Formação Política, Gênero e Empoderamento. A análise de discurso das entrevistas com três pescadoras artesanais, foi fundamentada em Orlandi (2010). A discussão teórica está alicerçada nas Epistemologias Feministas materialistas, sobretudo Saffioti (2015) e Guillaumin & Tabet (2014); mediatizada para o universo da Pesca Artesanal por Leitão (2008, 2012, 2014, 2018) e no campo da Formação Política está assentada nos fundamentos da Educação Problematizadora de Freire (1987, 1996). Os dados indicam que as pescadoras têm trilhado trajetórias de empoderamento a partir do diálogo com as formações políticas, em uma cadeia produtiva em que eram excluídas e alvo de diversas formas de invisibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Rodrigues Guimarães, UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

SOU ASSISTENTE SOCIAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO E MESTRA EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. MINHA TRAJETÓRIA POLÍTICA E PROFISSIONAL É EM ONGS DO CAMPO DE DHs, COM DESTAQUE PARA AS ÁREAS DE SEGURANÇA PÚBLICA, EDUCAÇÃO POPULAR, GÊNERO E ACESSO À TERRA. AINDA MILITO EM FÓRUNS COMO O DE MULHERES PE E ACOMPANHO A ARTICULAÇÃO DE MULHERES NEGRAS EM PERNAMBUCO.

Downloads

Publicado

2020-10-17

Como Citar

RODRIGUES GUIMARÃES, D.; DE ANDRADE LEITÃO, M. do R. F. Formação política em gênero: O processo de empoderamento da mulher pescadora em Pernambuco entre os anos de 2004 e 2014. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/37225. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos