Narrativas de mulheres jovens: dispositivo de juventude nos atravessamentos com gênero

Autores

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com 7 mulheres jovens e seus processos de subjetivação que são construídos por meio das imagens produzidas e expostas nas redes sociais de cada uma das participantes. Um movimento de investigação que se traduzia na seguinte questão a ser investigada: como os processos de subjetivação de mulheres jovens são atravessados e atravessam os dispositivos de feminilidade? Para acessar esses processos, assumimos, como procedimento metodológico, o trabalho a partir do que as mulheres participantes divulgavam de imagens e narrativas de si em selfies nas redes sociais, entendendo-as como parte dessa rede atual de constituição dos sujeitos, especialmente como parte dos dispositivos da feminilidade e que constituem modos de ser mulher jovem na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalye Nallon Machado, Professora da rede municipal de educação, membro do GESED/UFJF

Licenciatura em Pedagogia pela UFJF, Mestre em Educação pela UFJF

Anderson Ferrari, Professor adjunto da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, coordenador do GESED/UFJF

Doutor em Educação pela Unicamp, Pós doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona/Espanha, coordenador do GESED/UFJF

Referências

AMARAL, Luiza Batista. O que o ato de colecionar nos fala sobre o presente? Revista Brasileira de Cultura, São Paulo, ano 22, maio 2019.

BERT, Jean-François. Pensar com Michel Foucault. São Paulo: Parábola, 2013.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

______. Problemas de gênero: feminismos e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARRANO, Paulo. Por uma ação socioeducativa orientada para a reflexividade e a emancipação de adolescentes. Revista SocioEducação, ano 2, n. 2 beta, 2018.

CASTILLO, Alejandra. Imagen, cuerpo. Buenos Aires: Ediciones La Cebra, 2015.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

COUTO, Edvaldo Souza. Corpos voláteis, corpos perfeitos: estudos sobre estéticas, pedagogias e políticas do pós-humano. Salvador: EDUFBA, 2012.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação &Sociedade, Campinas, n. 28, v. 100, 2007.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

______. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 19. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

______. Microfísica do poder. 14. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

______. Polêmica, Política e Problematizações. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

______. História da sexualidade III: o cuidado de si. 9 ed. São Paulo: Edições Graal, 2007.

______. Ditos e Escritos III – Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.

______. O belo perigo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016

______. O que é um autor? 10. ed. Lisboa: Nova Veja Passagens, 2018.

ILLOUZ, Eva. Por qué duele el amor: uma explicación sociológica. Espanha: Capital Intelectual, 2012.

LEITE, Marcos Vinícius. Entre a construção de um tipo e a experiência do pensamento em aulas de Filosofia. In: FERRARI, Anderson (Org.). A potencialidade do conceito de experiência para a educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

MARCELLO, Fabiana de Amorim. O conceito de dispositivo em Foucault: mídia e produção agonística de sujeitos-maternos. Revista Educação e Realidade, UFRGS, Porto Alegre, 2004.

______. Dispositivo da maternidade: mídia e produção pedagógica de sujeitos, práticas e normas. In: Revista Educar. Curitiba: Editora da UFPR, 2005.

MARSHALL, James. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, M.A.; BESLEY, T. (Org.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.

RIDEAL, Liz. El sueño de Wharol: la multiplicación del yo. In: 500 autorretratos. London: Phaidon Press Limited, 2018.

ROSE, Nikolas. Como se deve fazer a história do eu? Porto Alegre: Educação e Realidade, 2001.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

MACHADO, N. N.; FERRARI, A. Narrativas de mulheres jovens: dispositivo de juventude nos atravessamentos com gênero. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/36735. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos