A ESCRITA FEMININA E FEMINISTA DE AMÉLIA RODRIGUES: educação e infância das mulheres através das páginas de mestra e mãe

Autores

  • Caroline Santos Silva

Resumo

Neste trabalho apresento uma análise de parte da obra da escritora e professora Amélia Rodrigues (1861-1926), portadora de uma produção vastíssima e muito importante para educação baiana. Em Mestra e mãe (1898), um manual de educação moral e cívica para moças, Rodrigues faz uma discussão sobre a importância da educação feminina e reconta a própria trajetória. A obra se reporta ao sertão da Bahia, trazendo um contexto diferenciado da capital, demonstrando as deficiências e carências das crianças que viviam no interior do Estado. A escritora não apresentou como único personagem a criança branca, mas trouxe as caboclas para a cena. Por outro lado, também esboçou valores como nacionalismo através da narrativa de eventos históricos que ecoavam no momento. O livro, além de conter lições morais e religiosas, evidenciava que as meninas tinham direito à mesma educação recebida pelos meninos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

SANTOS SILVA, C. A ESCRITA FEMININA E FEMINISTA DE AMÉLIA RODRIGUES: educação e infância das mulheres através das páginas de mestra e mãe. Revista Feminismos, [S. l.], v. 6, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/33687. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva