A ESCRITA FEMININA E FEMINISTA DE AMÉLIA RODRIGUES: educação e infância das mulheres através das páginas de mestra e mãe
Resumo
Neste trabalho apresento uma análise de parte da obra da escritora e professora Amélia Rodrigues (1861-1926), portadora de uma produção vastíssima e muito importante para educação baiana. Em Mestra e mãe (1898), um manual de educação moral e cívica para moças, Rodrigues faz uma discussão sobre a importância da educação feminina e reconta a própria trajetória. A obra se reporta ao sertão da Bahia, trazendo um contexto diferenciado da capital, demonstrando as deficiências e carências das crianças que viviam no interior do Estado. A escritora não apresentou como único personagem a criança branca, mas trouxe as caboclas para a cena. Por outro lado, também esboçou valores como nacionalismo através da narrativa de eventos históricos que ecoavam no momento. O livro, além de conter lições morais e religiosas, evidenciava que as meninas tinham direito à mesma educação recebida pelos meninos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.