MULHERES NEGRAS: A busca por autonomia no recôncavo do século XIX
Resumo
Trata-se nesse artigo discutir as diversas formas de sobrevivência empreendidas por mulheres negras egressas ou não da escravidão, em busca de autonomia. São histórias que trazem personagens com trajetórias e experiências diversas: africanas, crioulas, pardas ou cabras, nas mais diferentes condições: escravas, libertas e pobres livres que foram deixando passagens de suas vidas; rastros de suas vivências e experiências no mundo rural do recôncavo sul da Bahia, na segunda metade do século XIX. A documentação utilizada durante a pesquisa de campo possibilitou capturar instantes de suas vidas, o cotidiano impreciso dessas mulheres; apreender sua capacidade de sobrevivência, solidariedade e resistência, assim como perceber suas vivências e experiências como mães, esposas, concubinas, enfim trabalhadoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.