As contribuições de Heleieth Saffioti para os estudos de gênero na contemporaneidade

Autores

  • Vivian da Veiga Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal - Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições da socióloga brasileira Heleieth Saffioti (1934-2010) para os estudos de gênero na contemporaneidade. Teórica e militante feminista, consolidou-se como referência nos estudos sobre violência contra as mulheres. Suas reflexões permanecem atuais, nos fornecendo elementos para as discussões sobre violência contra os corpos femininos, a manutenção do conceito de patriarcado e os modelos de masculinidades na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Heleieth Saffioti; estudos de gênero; violência contra mulheres

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian da Veiga Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal - Universidade Federal da Grande Dourados

Socióloga, doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados, professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NEG/UFMS)

                                  

Downloads

Publicado

2020-10-17

Como Citar

SILVA, V. da V. As contribuições de Heleieth Saffioti para os estudos de gênero na contemporaneidade. Revista Feminismos, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/33391. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos