QUANDO BAILARINAS ENVELHECEM: gênero, corpo e envelhecimento
Resumo
Se os corpos são gendrados, as experiências perante o envelhecimento também o são. Mulheres e homens vivenciam, portanto, o processo de envelhecimento de maneira distinta. Normalmente encarada como uma etapa da vida atrelada a consequências negativas, a velhice para as mulheres é cruel por se relacionar com a perda da capacidade reprodutiva. Envelhecer implica em mudanças no corpo e para as mulheres que possuem o corpo como instrumento de trabalho, como é o caso das bailarinas, esse processo pode ser ainda mais difícil de ser administrado. Este artigo busca analisar como mulheres bailarinas lidam com o processo de envelhecimento, atentando-se para as mudanças físicas e subjetivas.Palavras - chave: Gênero; Bailarinas; Envelhecimento; Corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.