MACHISMO E DISCURSO DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS: uma análise das “opiniões” sobre a violência sexual contra as mulheres
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a questão do machismo, explicitado nos discursos de ódio proferidos nas redes sociais. Esta reflexão é fundamental para os estudos de gênero, mais especificamente, violência de gênero, a partir da afirmativa de que os discursos de ódio encontram nas redes sociais um espaço aparentemente “livre” para sua disseminação. Do ponto de vista teórico, este estudo alicerça-se em autores cujas análises pautam-se na questão de gênero, tais como Judith Butler. O processo de construção do poder masculino em detrimento do feminino é discutido, neste artigo, a partir de Pierre Bourdieu, em A dominação masculina, Heleieth Saffioti e a questão da violência de gênero e a herança patriarcal, entre outros. A metodologia está baseada em: a) pesquisa bibliográfica sobre gênero e machismo, com o levantamento de livros, artigos e web sites diversos sobre o conceito de gênero e machismo, tendo como foco os estudos teóricos e os resultados empíricos realizados e publicados no Brasil; b) análise dos discursos/ “opiniões” acerca de postagens ou notícias sobre violência sexual sofrida por mulheres impressos na rede social Facebook.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.