MULHERES NEGRAS E FAMÍLIA: O DEBATE NA IMPRENSA FEMINISTA BRASILEIRA
Resumo
O artigo busca discutir agenda das mulheres negras, presente nos jornais Mulherio, Nzinga Informativo e Fêmea¸ nas décadas de 1980 e 1990. Embora apenas o Nzinga haja sido produzido e destinado a negras principalmente, nos três periódicos é possível encontrar textos voltados às temáticas dessas mulheres. Isto posto, o presente artigo pretende analisar como discussões significativamente presentes nos debates feministas, como o caso da “família”, são abordados a partir da perspectiva do feminismo negro e quais são os pontos de convergência ou discordância quanto à abordagem do feminismo hegemônico – branco, proprietário e eurocêntrico.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.