GÊNERO, RAÇA E CLASSE: um olhar interseccional sobre a violência simbólica no cotidiano da universidade

Autores

  • Lorena Karla Costa Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Resumo

Resumo

A presente investigação tem como objetivo compreender as representações que três mulheres – membros da chapa Sem Temer – do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) têm a respeito das violências simbólicas sofridas ou presenciadas no cotidiano da universidade. Adotou-se o conceito de nó (imbricação de gênero, raça e classe) na esteira dos estudos feministas da interseccionalidade. As três interlocutoras em questão são marcadas pelas posições de “mulher”, de “negra” e de “trabalhadora”. Sob essa perspectiva teórica, a pesquisa foi realizada pela observação participante durante seis meses e uma entrevista. Em suma, percebeu-se que assédios sexuais e morais no ambiente universitário estão atrelados às formas combinadas de racismo e sexismo,dentro do contexto capitalista, bem  a “classe” aparece ligada a privações simbólicas e materiais quanto à permanência na universidade.

 

Palavras-chave: feminismo; interseccionalidade; violência simbólica; mulheres negras.

 

 

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Biografia do Autor

Lorena Karla Costa Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Graduada em ciências sociais (bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participo do Grupo de Estudos Culturais da UERN (GRUESC) e sou bolsista do Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais ( PETCIS) na UERN.

Referências

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

COSTA BEZERRA, L. K. GÊNERO, RAÇA E CLASSE: um olhar interseccional sobre a violência simbólica no cotidiano da universidade. Revista Feminismos, [S. l.], v. 6, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30326. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos