EL TRABAJO DOMÉSTICO Y LAS MUJERES. Aproximaciones desde la teoría de género, los feminismos y la decolonialidad
Resumo
O trabalho doméstico e de cuidados é fundamental para compreender as situações e as relações de opressão em que vivemos as mulheres no patriarcado, historicamente até a atualidade. Neste artigo apresentamos uma trajetória teórico-conceitual a partir da leitura de diferentes estudos e obras referentes à teoria e filosfia de gênero, aos feminismos e à perspectiva decolonial, com o propósito de problematizar esta questão. Com base nisso, recuperamos a análise sobre o valor/não-valor do trabalho produtivo-reprodutivo das mulheres ligado à "domesticação" na esfera privada. Em particular, nos concentramos na intersecção gênero/classe/etnia-raça nas situações das trabalhadoras latino-americanas, em um contexto de diferentes níveis de desigualdade e segregação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.