A ADMINISTRAÇÃO, AS NEGOCIAÇÕES E DESIGUALDADES CONSTITUÍDAS NO LAR:Reflexões sobre uma cultura da domesticidade no Brasil

Autores

  • Thays Monticelli É doutora e mestra em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é pesquisadora pela Università Ca’Foscari Venezia, na pesquisa intitulada “DomEQUAL: a global approach to paid domestic work and social inequalities”

Resumo

Esse ensaio propõe analisar, através das teorias de gênero e feministas, a percepção de uma ‘cultura da domesticidade’ nas residências brasileiras, partindo das lógicas, práticas e narrativas estabelecidas entre empregadoras de trabalhadoras domésticas remuneradas. A cultura da domesticidade é embasada tanto nas representações da organização e limpeza das casas, quanto nos pressupostos de cuidado, intimidade e poder. Através da pesquisa de campo realizada em Curitiba-PR, em 2015, foi percebida uma constante nas formas das patroas se relacionarem com suas casas, família e com o exercício do poder, reproduzindo aspectos desiguais da divisão sexual do trabalho e de classe estritamente vinculadas às desigualdades de gênero.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

MONTICELLI, T. A ADMINISTRAÇÃO, AS NEGOCIAÇÕES E DESIGUALDADES CONSTITUÍDAS NO LAR:Reflexões sobre uma cultura da domesticidade no Brasil. Revista Feminismos, [S. l.], v. 5, n. 2/3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30316. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva