A ADMINISTRAÇÃO, AS NEGOCIAÇÕES E DESIGUALDADES CONSTITUÍDAS NO LAR:Reflexões sobre uma cultura da domesticidade no Brasil
Resumo
Esse ensaio propõe analisar, através das teorias de gênero e feministas, a percepção de uma ‘cultura da domesticidade’ nas residências brasileiras, partindo das lógicas, práticas e narrativas estabelecidas entre empregadoras de trabalhadoras domésticas remuneradas. A cultura da domesticidade é embasada tanto nas representações da organização e limpeza das casas, quanto nos pressupostos de cuidado, intimidade e poder. Através da pesquisa de campo realizada em Curitiba-PR, em 2015, foi percebida uma constante nas formas das patroas se relacionarem com suas casas, família e com o exercício do poder, reproduzindo aspectos desiguais da divisão sexual do trabalho e de classe estritamente vinculadas às desigualdades de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.