CUIDADOS Y TRAYECTORIAS EDUCATIVAS: Estrategias de cuidado infantil de mujeres jóvenes en contextos de vulnerabilidad socioeconómica

Autores

  • Sol Scavino Solari Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República

Resumo

Este trabalho de pesquisa tenta responder à pergunta sobre como as estratégias de assistência à infância (crianças de 0 a 4 anos de idade) são desenvolvidas por mulheres jovens de contextos de alta vulnerabilidade socioeconômica na cidade de Montevidéu, tanto aquelas que apóiam seu projeto educacional no ensino secundário quanto outras que não seguiram sua trajetória educacional. Foram realizadas entrevistas em profundidade com a população acima mencionada para investigar a dimensão subjetiva de cuidados e gênero, e a análise qualitativa foi complementada com dados da Pesquisa Nacional de Desenvolvimento, Nutrição e Saúde Infantil (2013) para investigar os elementos materiais (como oportunidades: tempo, ter um centro de assistência à infância, co-responsabilidade no cuidado com o casal) com os quais se contam para o desenvolvimento da estratégia de cuidados entre as mulheres que estudam e as mulheres que não estudam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sol Scavino Solari, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República

Es Licenciada en Socióloga, docente e investigadora del Grupo de Sociología de Género del Departamento de Sociología (FCS-UDELAR). Desarrolla sus principales líneas de investigación en torno al cuidado y las desigualdades de género en el curso de vida.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

SCAVINO SOLARI, S. CUIDADOS Y TRAYECTORIAS EDUCATIVAS: Estrategias de cuidado infantil de mujeres jóvenes en contextos de vulnerabilidad socioeconómica. Revista Feminismos, [S. l.], v. 5, n. 2/3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30313. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva