CUIDADOS Y TRAYECTORIAS EDUCATIVAS: Estrategias de cuidado infantil de mujeres jóvenes en contextos de vulnerabilidad socioeconómica
Resumo
Este trabalho de pesquisa tenta responder à pergunta sobre como as estratégias de assistência à infância (crianças de 0 a 4 anos de idade) são desenvolvidas por mulheres jovens de contextos de alta vulnerabilidade socioeconômica na cidade de Montevidéu, tanto aquelas que apóiam seu projeto educacional no ensino secundário quanto outras que não seguiram sua trajetória educacional. Foram realizadas entrevistas em profundidade com a população acima mencionada para investigar a dimensão subjetiva de cuidados e gênero, e a análise qualitativa foi complementada com dados da Pesquisa Nacional de Desenvolvimento, Nutrição e Saúde Infantil (2013) para investigar os elementos materiais (como oportunidades: tempo, ter um centro de assistência à infância, co-responsabilidade no cuidado com o casal) com os quais se contam para o desenvolvimento da estratégia de cuidados entre as mulheres que estudam e as mulheres que não estudam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.