REPRESENTAÇÕES E VIVÊNCIAS DA MATERNIDADE NUMA PERSPECTIVA GERACIONAL

Autores

  • Tânia Maria Gomes Silva Unicesumar - Pesquisadora ICETI
  • Carine Gomes Bomfim
  • Débora Almeida do Nascimento
  • Marielli Rico Rossi

Resumo

Sob a perspectiva geracional e tomando como suporte teórico-metodológico os estudos de gênero e memória, este artigo analisa as representações da maternidade e da maternagem nas narrativas de mulheres das camadas populares. Objetiva-se perceber se mudanças geracionais interferem nas representações sobre ser mãe e cuidar dos filhos. A análise mostrou que a essencialização da maternidade aparece em todos os discursos, independente da faixa etária, já a maternagem apresenta variações. As idosas a consideram uma tarefa fácil, enquanto para as mais jovens o cuidado com os filhos é uma das tarefas mais difíceis na vida da mulher. Considerando-se que a memória se constrói mediada pelo tempo presente, entende-se que as mães que se encontram em pleno processo de gerar-maternar têm um discurso menos idealizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Gomes Silva, Unicesumar - Pesquisadora ICETI

Concluiu pós-doutorado pela UFPR, em 2014,discutindo a maternidade nas camadas populares. Possui doutorado em história pela UFPR, discutindo conjugalidade nas camadas populares e em 2007 concluiu o mestrado em História Social pela UEM/UEL,

Atualmente é professora do Mestrado em Promoção da Saúde do Unicesumar, onde desenvolve pesquisa na área de violência social contra as mulheres. É coordenadora do Grupo de apoio às mulheres, uma parceria da Secretaria de Assistência Social de Mandaguari, Poder Judiciário e Comunidade Social Cristã Beneficente, entidade da qual é presidente e uma das fundadoras.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

SILVA, T. M. G.; GOMES BOMFIM, C.; ALMEIDA DO NASCIMENTO, D.; RICO ROSSI, M. REPRESENTAÇÕES E VIVÊNCIAS DA MATERNIDADE NUMA PERSPECTIVA GERACIONAL. Revista Feminismos, [S. l.], v. 5, n. 2/3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30311. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos