REPRESENTAÇÕES E VIVÊNCIAS DA MATERNIDADE NUMA PERSPECTIVA GERACIONAL
Resumo
Sob a perspectiva geracional e tomando como suporte teórico-metodológico os estudos de gênero e memória, este artigo analisa as representações da maternidade e da maternagem nas narrativas de mulheres das camadas populares. Objetiva-se perceber se mudanças geracionais interferem nas representações sobre ser mãe e cuidar dos filhos. A análise mostrou que a essencialização da maternidade aparece em todos os discursos, independente da faixa etária, já a maternagem apresenta variações. As idosas a consideram uma tarefa fácil, enquanto para as mais jovens o cuidado com os filhos é uma das tarefas mais difíceis na vida da mulher. Considerando-se que a memória se constrói mediada pelo tempo presente, entende-se que as mães que se encontram em pleno processo de gerar-maternar têm um discurso menos idealizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.