NOTAS SOBRE DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma investigação com abordagem quali-quantitativa sobre os/as docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tendo como objetivo analisar as desigualdades de gênero, a pesquisa foi realizada no período de agosto a novembro de 2015, através de questionários com questões abertas e fechadas, com todos/as os/as contabilistas do curso, sendo 13 no total. A análise dos dados, através da Análise de Conteúdo, permitiu compreender os motivos que levaram homens e mulheres a escolher a Contabilidade, uma área que já foi considerada tipicamente masculina, além de apontar formas sutis de discriminação e segregação das mulheres no curso de Ciências Contábeis, exigindo delas um esforço adicional para terem o mesmo reconhecimento que os homens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.