CULTURA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: situando as temáticas de gênero e sexualidade no curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe

Autores

  • Luciano Rodrigues dos Santos UFS

Resumo

O artigo teve como objetivo geral analisar as experiências de professores/as e alunos/as concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Sergipe, quanto à importância das discussões sobre as temáticas de gênero e sexualidade na e para a formação docente. A pesquisa permitiu a abordagem histórico-crítica e a metodologia recaiu sobre o Estudo de Caso, utilizando-se de diferentes fontes bibliográficas e documentais, além de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos/as concluintes do curso de Licenciatura. Os resultados ressaltam que apesar dos professores de Licenciatura discutirem transversalmente e de modo aligeirado as temáticas de gênero e sexualidade em algumas aulas no curso, não são suficientes para que os/as acadêmicos/as possam lidar com segurança e profundidade que requerem tais questões em sala de aula na educação básica, pois são conhecimentos que alteram identidades e comportamentos humanos, além de culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-14

Como Citar

SANTOS, L. R. dos. CULTURA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE: situando as temáticas de gênero e sexualidade no curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Revista Feminismos, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30268. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva