GÊNERO, MULHERES E FEMINISMOS NA UFBA – a contribuição das dissertações de mestrado do PPGNEIM
Resumo
Os estudos sobre Mulheres, Gênero e Feminismos vêm se desenvolvendo cada vez mais acentuadamente no Brasil e abrangem diferentes aspectos, tais como a crescente participação feminina no meio acadêmico nas últimas décadas, as assimetrias de gênero nas diferentes áreas do conhecimento, a necessária abordagem de gênero em políticas públicas e as ainda visíveis marcas do patriarcado numa sociedade que vem sofrendo retrocessos associados a essas marcas, refletidas nas muitas formas de violência de gênero, cada vez mais frequentes. Os estudos têm revelado, de modo bastante consistente, alguns avanços quanto à presença das mulheres em áreas historicamente associadas ao masculino, assim como tem destacado a importância da escola e de práticas curriculares inclusivas para meninas e jovens mulheres no sentido de encorajá-las para seguir carreiras científicas ou outros caminhos profissionais. Destaque-se ainda a crítica feminista, cada vez mais aguda, a aspectos filosóficos e metodológicos da ciência, bem como aos seus produtos e sua destinação. No intuito de registrar e evidenciar a participação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sofre Gênero, Mulheres e Feminismo, por ocasião do seu 10º aniversário, analisamos neste artigo as dissertações de mestrado que o Programa tem produzido nesses anos de atividade, destacando suas inspirações epistemológicas, as escolhas metodológicas mais prevalentes, as áreas dos Estudos de Gênero e Estudos Feministas em que se concentram.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.