O LUGAR DO “AFRO”: FEMINISMOS NEGROS VS FEMINISMOS AFRICANOS

Autores

  • Catarina Isabel Martins Universidade de Coimbra

Resumo

O presente artigo pretende apresentar algumas linhas fundamentais dos feminismos africanos pertinentes para a reflexão dos feminismos negros, em particular o estado-unidense e o brasileiro. Na realidade, o contexto em que cada um deles surge conduz a diferenças que é preciso ter em conta para a desejável construção de solidariedades e lutas comuns contra o patriarcado, o colonialismo e o capitalismo. O facto de uns radicarem em sociedades multiculturais numa diáspora que data dos tempos da escravatura, respondendo a sistemas sociais opressivos como o racismo, e de outros provirem de sociedades multiétnicas, mas dominantemente negras, em que os eixos de opressão são primeiramente os coloniais e, depois das independências, os de classe, entre pessoas da mesma raça, levam a construções identitárias diversas, bem como a pautas distintas, que correspondem a maneiras dissemelhantes de conceptualizar os feminismos.

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Biografia do Autor

Catarina Isabel Martins, Universidade de Coimbra

Professora Auxiliar no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra (áreas: Literatura, Estudos Feministas, Estudos Pós-Coloniais)

Investigadora no Centro de Estudos Sociais

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

MARTINS, C. I. O LUGAR DO “AFRO”: FEMINISMOS NEGROS VS FEMINISMOS AFRICANOS. Revista Feminismos, [S. l.], v. 6, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30235. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos