EXPERIÊNCIAS DE MULHERES QUILOMBOLAS COM PLANEJAMENTO REPRODUTIVO E ASSISTÊNCIA NO PERÍODO GRAVÍDICO-PUERPERAL

Autores

  • Chirlene Oliveira de Jesus Pereira PPGNEIM
  • Silvia Lúcia Ferreira Doutora em Enfermagem, Professora titular do curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia. Fundadora, Pesquisadora e Líder de Pesquisa do GEM (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, Gênero, Saúde e Enfermagem criado em 1988, na Escola de Enfermagem da UFBA. Pesquisadora do NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, desde 1988, Faculdade de Filosofia e Ciencias Humanas).

Resumo

Este estudo consiste em analisar as experiências de mulheres quilombolas com planejamento reprodutivo e à assistência recebida por elas no período gravídico-puerperal, numa comunidade rural localizada no recôncavo baiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, baseada na análise de conteúdo fundamentado na perspectiva de Bardin. A pesquisa foi realizada com dezoito mulheres entre 18 e 49 anos. Os resultados revelam o acesso precário e o desconhecimento sobre planejamento reprodutivo pelas mulheres quilombolas, assim como o desconhecimento e dificuldades de acesso para o acompanhamento do pré-natal, dificuldades para a realização do parto e assistência pós-parto. Desta forma, a história do planejamento reprodutivo das mulheres quilombolas mostra como vivenciaram suas experiências reprodutivas, submetidas às condições desfavoráveis, como gravidez não planejada e acesso restrito aos serviços de Atenção Básica à saúde, assim como, o acesso precarizado aos serviços de saúde no período gravídico-puerperal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chirlene Oliveira de Jesus Pereira, PPGNEIM

Assistente social, Mestra e Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas da Universidade Federal da Bahia. Atualmente vem desenvolvendo pesquisas e estudos sobre saúde de mulheres quilombolas, fazendo articulação entre gênero, raça/etnia e classe social. É Integrante do GEM (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, Gênero, Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2018-01-07

Como Citar

DE JESUS PEREIRA, C. O.; FERREIRA, S. L. EXPERIÊNCIAS DE MULHERES QUILOMBOLAS COM PLANEJAMENTO REPRODUTIVO E ASSISTÊNCIA NO PERÍODO GRAVÍDICO-PUERPERAL. Revista Feminismos, [S. l.], v. 4, n. 2/3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30198. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos