"Azul da cor do mar": a higienização dos corpos através das publicidades de absorventes

Autores

  • Raquel de Barros Pinto Miguel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéssica Vicente Rosa
  • Luísa Susin dos Santos
  • Marina Ponzoni Radin
  • Victória Luiza Konell

Resumo

A publicidade é considerada neste estudo uma produção histórica e social que contribui na construção de subjetividades. A presente pesquisa analisou 157 anúncios de absorventes que circularam nas últimas sete décadas em veículos impressos nacionais e internacionais. Foi possível verificar que, diante do sangue menstrual e do tabu que o permeia, cabe aos absorventes o papel de camuflar e silenciar a menstruação, contribuindo para a manutenção e disseminação de tal tabu. Ficaram evidentes as funções higienizadora e pedagogizante dos anúncios, uma vez que estes prescrevem modos de ser mulher e perpetuam visões sobre cuidados com o corpo.

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Biografia do Autor

Raquel de Barros Pinto Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Ciências Humanas pela mesma universidade. Pós-doutora pela Université Paris Diderot - Paris 7. Docente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora vinculada ao Instituto de Estudos de Gênero (UFSC), ao Laboratoire Identités, Cultures, Territoires (Université Paris Diderot - Paris 7) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS/UFSC).

Jéssica Vicente Rosa

Estudante de graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade - NUGEMS.

Luísa Susin dos Santos

Estudante de graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade - NUGEMS.

Marina Ponzoni Radin

Estudante de graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade - NUGEMS.

Victória Luiza Konell

Estudante de graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade - NUGEMS.

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

MIGUEL, R. de B. P.; VICENTE ROSA, J.; SUSIN DOS SANTOS, L.; PONZONI RADIN, M.; KONELL, V. L. "Azul da cor do mar": a higienização dos corpos através das publicidades de absorventes. Revista Feminismos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30185. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos