EMPODERAMENTO DA PERSONAGEM JACIRA EM A MÃE... empoderamento de personagens femininas como forma de transgressão
Resumo
O presente artigo consiste em evidenciar o empoderamento da personagem Jacira Antônia no livro A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, fazendo referência à literatura contemporânea e a leitura de textos literários que implicam no assunto em destaque. Assim, além de abordar a assimilação e aceitação de uma realidade imaginária, esse é um fator predominante na literatura contemporânea que permeia o espaço social. Desta maneira, contempla-se por meio da análise desta personagem referenciar a forma de representação que transgridem a certas normas que devem ser seguidas, principalmente quando se trata do gênero feminino. Além de remeter a busca de identidade, abordaremos os discursos literários sobre à auto definição, o autoconhecimento e a reconstrução de uma imagem positiva da mulher que passa a ser o sujeito da diferença com vez e voz na literatura. Para embasamento referencial apropria-se dos aportes teóricos de Bourdieu, (2005); Foucault (2004); Mill (2006); Montero, (2007), dentre outros. A conclusão do presente artigo identifica aspectos relevantes sobre a representação da literatura feminina através do tempo onde a mulher passa a adquirir cada vez mais poder. Isso reflete na literatura contemporânea de forma positiva e destaca que a mulher tem papel importante quando assume uma identidade a partir de um contexto provocado através do empoderamento.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução: Maria Helena Kühner.4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2005.
BUTLER. Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização. Brasileira, 2003.
COSTA, Ana Alice. Gênero, poder e empoderamento das mulheres. 2008. Disponível em:
<http://www.adolescencia.org.br/empower/website/2008/imagens/textos_pdf/Empoderamento.pdf> Acesso em: 01 Dez 2016.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23. ed. São Paulo: Graal, 2004.
LEÓN, Magdalena de. “El empoderamiento de las mujeres: Encuentro del primer y tercer mundos en los estudios de género”. La Ventana, no. 13, pp.94-106.2001.
LISBOA, T.K. Heroínas em luta na conquista de suas glórias: um estudo sobre o processo de “empoderamento” das mulheres nas comunidades de periferia de Florianópolis. Tese (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Rio Grande do Sul.Porto Alegre.2000.
LOBO, Luiza, Crítica sem Juízo. Rio de Janeiro: Garamond, 2007,2.ed.Revista.
MARTINS, Clitia Helena Backx. Trabalhadores na reciclagem do lixo: dinâmicas econômicas, socioambientais e políticas na perspectiva de empoderamento. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 2003.
MILL, John Stuart. A sujeição das mulheres. Texto integral tradução Débora Ginza.editora escala. Coleção grandes obras do pensamento universal -39.2006.
MONTERO, Rosa. História das mulheres: introdução. Trad.Joana Angélica d ´Ávila Melo. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação
Perseu Abrano, 2004.
SILVEIRA, Maria José. A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas. São Paulo: Globo, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.