EMPODERAMENTO DA PERSONAGEM JACIRA EM A MÃE... empoderamento de personagens femininas como forma de transgressão

Autores

  • Elane Plácido UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
  • Roniê Rodrigues da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Resumo

O presente artigo consiste em evidenciar o empoderamento da personagem Jacira Antônia no livro A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, fazendo referência à literatura contemporânea e a leitura de textos literários que implicam no assunto em destaque. Assim, além de abordar a assimilação e aceitação de uma realidade imaginária, esse é um fator predominante na literatura contemporânea que permeia o espaço social. Desta maneira, contempla-se por meio da análise desta personagem referenciar a forma de representação que transgridem a certas normas que devem ser seguidas, principalmente quando se trata do gênero feminino. Além de remeter a busca de identidade, abordaremos os discursos literários sobre à auto definição, o autoconhecimento e a reconstrução de uma imagem positiva da mulher que passa a ser o sujeito da diferença com vez e voz na literatura. Para embasamento referencial apropria-se dos aportes teóricos de Bourdieu, (2005); Foucault (2004); Mill (2006); Montero, (2007), dentre outros. A conclusão do presente artigo identifica aspectos relevantes sobre a representação da literatura feminina através do tempo onde a mulher passa a adquirir cada vez mais poder. Isso reflete na literatura contemporânea de forma positiva e destaca que a mulher tem papel importante quando assume uma identidade a partir de um contexto provocado através do empoderamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Plácido, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Mestranda pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Roniê Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Professor Adjunto IV do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em Literatura Comparada.

Referências

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Tradução Luis Guerreiro Pinto. 12. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução: Maria Helena Kühner.4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2005.

BUTLER. Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização. Brasileira, 2003.

COSTA, Ana Alice. Gênero, poder e empoderamento das mulheres. 2008. Disponível em:
<http://www.adolescencia.org.br/empower/website/2008/imagens/textos_pdf/Empoderamento.pdf> Acesso em: 01 Dez 2016.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23. ed. São Paulo: Graal, 2004.

LEÓN, Magdalena de. “El empoderamiento de las mujeres: Encuentro del primer y tercer mundos en los estudios de género”. La Ventana, no. 13, pp.94-106.2001.

LISBOA, T.K. Heroínas em luta na conquista de suas glórias: um estudo sobre o processo de “empoderamento” das mulheres nas comunidades de periferia de Florianópolis. Tese (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Rio Grande do Sul.Porto Alegre.2000.

LOBO, Luiza, Crítica sem Juízo. Rio de Janeiro: Garamond, 2007,2.ed.Revista.

MARTINS, Clitia Helena Backx. Trabalhadores na reciclagem do lixo: dinâmicas econômicas, socioambientais e políticas na perspectiva de empoderamento. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 2003.

MILL, John Stuart. A sujeição das mulheres. Texto integral tradução Débora Ginza.editora escala. Coleção grandes obras do pensamento universal -39.2006.

MONTERO, Rosa. História das mulheres: introdução. Trad.Joana Angélica d ´Ávila Melo. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação
Perseu Abrano, 2004.

SILVEIRA, Maria José. A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas. São Paulo: Globo, 2002.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

PLÁCIDO, E.; SILVA, R. R. da. EMPODERAMENTO DA PERSONAGEM JACIRA EM A MÃE... empoderamento de personagens femininas como forma de transgressão. Revista Feminismos, [S. l.], v. 6, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30159. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos