“O Entre Lugar”: trajetória de vida e memória no processo de formação profissional de mulheres negras
Resumo
No Serviço Social gênero e, principalmente, raça são assuntos pouco discutidos. Considerando esses aspectos, o artigo objetiva refletir sobre o processo de formação profissional de professoras negras inseridas no ensino superior na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Busca-se dar publicidade à “invisibilidade” da temática gênero/raça nos trabalhos abordados pelos assistentes sociais. Tenta-se incorporar a temática no cotidiano de debate profissional do assistente social, promovendo assim um encontro entre os estudos de gênero/raça e o Serviço Social (LISBOA, 2010). Utiliza-se da história de vida como metodologia e, respalda-se em estudos do IBGE e autores como Lisboa (2010) e Silva (2010) dentre outros. Desta forma, objetiva-se mostrar a difícil trajetória profissional dessas mulheres negras, as difíceis experiências e processos discriminatórios enfrentados no processo de formação profissional e vivenciados nos diversos contatos com professores, professoras, alunos e alunas brancos(as). A pesquisa, que colheu relatos de 5(cinco) docentes universitárias negras, aponta para a escassez de produção relacionada a gênero/raça, a invisibilidade da temática no cotidiano profissional, assim como indica a necessidade de maior abertura e discussão do tema na profissão em questão.
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