Democracia de Gênero: é possível um pacto entre as mulheres?

Autores

  • Teresa Kleba Lisboa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Partimos do pressuposto que a democracia de gênero é uma meta, uma utopia a ser alcançada, transformando as relações sociais de acordo com os princípios democráticos propostos em lei. Os dinâmicos processos de construção democrática permitem identificar ao longo da história, uma perspectiva de gênero diferenciada para homens e mulheres que se expressa em pelo menos dois níveis: na construção da cidadania e nas instituições democráticas do Estado. Defendemos neste artigo, que uma democracia de gênero passa pela igualdade de oportunidades para homens e mulheres e pela equiparação das mulheres com os homens nos espaços e atividades consideradas masculinas; propomos pactos intragenéricos - entre as mulheres, e pactos intergenéricos – entre homens e mulheres, uma vez que a condição política de pactante só se alcança na dimensão coletiva. Em face dos lamentáveis escândalos de corrupção ocorridos nos últimos meses, no Brasil, perguntamos: se nós mulheres nos uníssimos em pactos poderíamos minimizar esses escândalos? Se houvesse mais mulheres assumindo cargos de poder existiria menos corrupção e mais ética na política? Concluímos que necessitamos de mais mulheres ocupando espaços de poder para que nossas reivindicações possam ser reconhecidas e consideradas. E que os “pactos entre as mulheres” devem ser complementados com os pactos entre mulheres e homens visando uma sociedade mais justa, mais igualitária e com mais equidade de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Kleba Lisboa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenadora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

Referências

AMORÓS, Célia. La gran diferencia y sus pequeñas consecuencias… para las luchas de las mujeres. Universitat de Valencia, Instituto de la Mujer, Colección Feminismos, 2007.
ASTELARRA, Judith. Democracia, Género y Sistema Político. In: MEENTZEN, Angela y GOMÁRIZ, Enrique. Democracia de género, una propuesta inclusiva. Fundación Heinrich Böll, Impresso en El Salvador por: Econoprint S.A, 2003, p. 26-39.
BRAIDOTTI, Rose. Sujeitos Nômades, versión parcial del original en inglés de Alícia Bixio, Buenos Aires, Paidós, 2004.
ESCALERA, Ana María Martínez de la. Consideraciones sobre política feminista. (impresso) FFyL, UNAM, 2013.
FOX-GENOVESE, Elizabeth. Para além da irmandade. IN: Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, CIEC/ECO/UFRJ, Nº 0, Volume 0, 1992.
KUBISSA, Luisa Posada. Pactos entre Mujeres. In. AMORÓS, Célia (diretora). 10 palavras clave sobre mujer. Estella (Navarra) Espanha, Editorial Verbo Divino, 1994, p. 331-365.
LAGARDE, Marcela. Género y feminismo – desarrollo humano y democracia. Madrid (Espanha), Horas y Horas, 1996.
____________ Claves feministas para mis socias de la vida. Buenos Aires, Batalla de ideas, 2015 (Coleção Feminismos Populares 1).
____________ Chaves de identidade latino-americana no limiar do milênio. Centro de Documentação da Mulher. Buenos Aires, Argentina, 2005.
RODRÍGUEZ Simón, E. Democracia Vital. Mulheres e homens para a cidadania plena. Edições Nancea, Madrid, 1999.
SEGATO, Rita Laura. Que és um feminicídio? Notas para um debate emergente. In: BELAUSTEGUIGOITIA, Marisa e MELGAR, Lucia. Fronteras, violência, justicia: nuevos discursos. PUEG, UNAM, México, 2008.
THITEUX-ALTSCHUL, Monique. Género y Corrupción – las mujeres en la democracia participativa. Buenos Ayres, Libros del Zorzal, 2010.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Como Citar

LISBOA, T. K. Democracia de Gênero: é possível um pacto entre as mulheres?. Revista Feminismos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30102. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos