Araci: Teatro, Empenho Social e Diversidade Sexual
Resumo
O artigo trata das relações entre teatro, extensão universitária, escritas (auto)biográficas e direitos da população LGBT dentro de uma perspectiva da contemporaneidade, tanto em termos de estética teatral quanto em termos de teorias que nos ajudam a refletir sobre os temas abordados. A criação espetacular partiu de depoimentos (auto)biográficos e tem como foco o desenvolvimento da expressão, por meio do corpo, com a utilização de frases curtas de importante significado do ponto de vista (auto)biográfico. A criação espetacular situa-se no campo do que se poderia chamar de teatro-dança. Em termos de referencial teórico, utilizamos Leonor Arfuch e sua reflexão sobre o espaço biográfico; Denilson Lopes e sua experiência textual na fronteira entre a (auto)biografia e a escrita acadêmica e a teoria queer a partir do texto seminal de Eve Sedgwick e as leituras de Guacira Lopes Louro sobre a referida teoria.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
KANT, Immanuel. Analítica do belo. Arte e palavra, Rio de Janeiro, 1, p.54-79, 1986.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2ª edição revista e ampliada. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto – MG: UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.
MISSE, Michel. O estigma do passivo sexual. Um símbolo de estigma no discurso cotidiano. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.
SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Porto Alegre: L&PM, 1998.
TIERNEY, William G.; DILLEY, Patrick. Constructing knowledge: educational research and gay and lesbian studies. In: PINAR, William F. (ed.). Queer theory in education. New York: Routledge, 1998. p. 49-71.
TORRES, Marco Antonio. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto – MG: UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.