Para Abaixo da Linha do Equador: o standpoint e as produções feministas acadêmicas do terceiro mundo

Autores

  • Darlane Andrade Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo discorre teoricamente sobre a proposta epistemológica feminista perspectivista – o conhecimento situado, ou standpoint, com fins a refletir acerca das produções feministas acadêmicas do terceiro mundo, partindo do questionamento: "Quem, em que língua, para quem o conhecimento é produzido?" O artigo faz uma breve apresentação da ciência feminista, as críticas feitas à ciência tradicional positivista e androcêntrica, a importância do conceito de gênero na consolidação do feminismo como ciência, para chegar a discorrer sobre a proposta de se construir o conhecimento de modo situado e responsável, na medida em que toda fala vem de um ponto de vista, que deve ser mencionado e reconhecido. O texto é finalizado com uma reflexão a partir das produções de feministas do terceiro mundo, apontando a importância de dar visibilidade a estas, inclusive em contexto nordestino brasileiro, colaborando para uma ciência feminista mais plural.

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Biografia do Autor

Darlane Andrade, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga (CRP-03/3187), Especialista em Psicologia Conjugal e Familiar (Faculdade Ruy Barbosa). Mestra e Doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA). Pesquisadora Associada ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA. Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da UFBA. Docente no Bacharelado em Gênero e Diversidade /UFBA.

 

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

ANDRADE, D. Para Abaixo da Linha do Equador: o standpoint e as produções feministas acadêmicas do terceiro mundo. Revista Feminismos, [S. l.], v. 3, n. 2/3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30041. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

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Artigos