Engajamentos Ambivalentes, Efeitos Paradoxais: movimentos feminista e de mulheres na América Latina e/em/contra o desenvolvimento
Resumo
Os movimentos de mulheres são parcialmente produtos do desenvolvimento e o desenvolvimento tem servido como meta e terreno para o ativismo de mulheres. Desenhando a partir de experiências latino- americanas seletas, esse ensaio irá analisar como o mutante relacionamento de movimentos de mulheres com o desenvolvimento neoliberal tem permitido certos discursos e práticas ativistas e outra/os circunscritos. Minha discussão irá analisar aquele relacionamento mutante em três momentos distintos: Fase I ou Neoliberalismo de Mercado Fundamentalista; Neoliberalismo Multicultural com uma Face Humana ou Neoliberalismo da Fase II; e Neo-desenvolvimentalismo ou Fase III (Pós) Neoliberalismo. Embora esses momentos não tenham sido uniformes em ordem temporal ou desenho e traduções locais de curso produziram uma heterogeneidade de neoliberalismos Latino Americanos, para propósitos heurísticos quero explorar como cada momento constituiu “uma estrutura operativa ou ‘software’ ideológico” particular que engendrou dimensões raciais e impactaram movimentos de mulheres de formas distintas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.