Feminismos, Justiça e a Proibição do Uso da Burca na França
Resumo
A lei de proibição do uso dos véus integrais em espaços públicos, aprovada na França em 2011, suscitou polêmicas políticas e sociais. Segundo defensores da medida, a lei promove a laicidade e a igualdade de gênero no país. Já seus opositores identificam nela uma forma de promover o racismo e a segregação ao invés de justiça, liberdade ou igualdade para as mulheres. A partir da posição de algumas teóricas feministas, desenvolvemos uma reflexão sobre a justiça a fim de discutir as dimensões políticas e ideológicas deste processo, as motivações para a criação da lei e as suas consequências na sociedade francesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.