Fronteiras de Gênero no Urbanismo Moderno
Resumo
A partir de que perspectiva se tem construído a cidade, a rua, a casa, o local de trabalho e o lazer? No interesse de quem e para que se ordenam as cidades? Que ideologia está por detrás desta “ordem” proposta para as cidades? O presente artigo apresenta uma análise crítica feminista do urbanismo moderno desde sua gênese, no século XIX, no contexto da urbanização nascida da industrialização. A maior parte do que foi produzido sobre o urbanismo moderno e seu planejamento é de autoria masculina, branca e de origem europeia. A análise, em uma perspectiva feminista, conduz ao questionamento da noção do conhecimento objetivo produzido independente da sua posicionalidade e adota a standpoint epistemologie. Ao final, demonstra que o sujeito do conhecimento não é neutro, contrariando o discurso urbanístico vigente, um conhecimento construído por homens, de modo a atender e reforçar uma ideologia patriarcal. As consequências para as mulheres são sentidas hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.