O PROCESSO DE (DES)EMPODERAMENTO DAS MULHERES NA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE PORTO NACIONAL
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo acerca das mulheres da Associação dos Artesãos de Porto Nacional, o qual tem como objetivo analisar o processo de (des) empoderamento dessas mulheres no espaço do empreendimento. Essa associação acolhe parte dos artesãos/as da região, e tem uma maioria composta por mulheres que buscam nas atividades do empreendimento uma possibilidade para melhorar sua situação social e econômica. Nesse sentido, discute-se o empoderamento dentro de uma perspectiva de gênero, o que permite adentrar a realidade das mulheres envolvidas desde à produção até a gestão do empreendimento, de forma a observar a contribuição desse empreendimento em suas vidas. Foi a partir de suas narrativas que se conseguiu identificar na trajetória dessas mulheres, fatores capazes de impulsionar e/ou inibir o empoderamento destas. Por meio de suas falas, percebeu-se que as mulheres que compõem a Associação dos Artesãos de Porto Nacional, apesar de todas as dificuldades enfrentadas para manterem-se atuantes, vêm experienciando as idas e vindas de um processo de empoderamento, proporcionado por altos e baixos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.