El bordado en lo cotidiano y en el arte contemporáneo: ¿práctica emergente o tradicional?

Autores

  • Rosa Maria Blanca Pós-Graduação em Poéticas Visuais, Mestrado em Indústria Criativa/ Universidade Feevale; Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades/ NIGS

Resumo

No presente artigo, discutem-se as práticas de bordado, como práticas emergentes e artísticas, em diferentes contextos latinoamericanos e caribenhos, mediante categorias como processos de subjetivação e autonomia, a partir dos estudos de gênero e das ciências humanas. Propõe-se o uso da documentação eletrônica como um método de pesquisa, que permite o estudo de práticas artísticas ignoradas e esquecidas pela história da arte “oficial”, mas, que, atualmente, encontram-se na Web. Antepõe-se o bordado como uma ação que deambula entre o gestual, o manual e o tecnológico e que, no momento de (re)fazer uso de ferramentas como a agulha e materiais como o fio, atravessa séculos de transições econômicas, de sistemas tradicionais a sistemas modernos e capitalistas, de técnicas artísticas tradicionais a linguagens de arte contemporâneos, configurando-se atualmente como um ato feminino de resistência.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Blanca, Pós-Graduação em Poéticas Visuais, Mestrado em Indústria Criativa/ Universidade Feevale; Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades/ NIGS

Artista e Pesquisadora. Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas (CAPES) / UFSC, Doutorado sanduiche na Universidad Complutense de Madrid (CAPES/DGU), Mestre em Artes Visuais (CAPES) / UFRGS, Brasil, e Licenciada em Comunicación (SEP) / ITESO, México. Leciona no Curso de Artes Visuais e no Mestrado em Indústrias Criativas, Universidade Feevale. Líder do Projeto Centro de Documentação Eletrônica (FAPERGS) e do Estudo da Influência das Novas Tecnologias nos Processos e Metodologias de Produção de Obras de Arte na Contemporaneidade (CNPq). Pesquisadora Associada NIGS / UFSC. Curadora da I Exposição Internacional de Arte e Gênero, Florianópolis (2013).

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Publicado

2015-02-27

Como Citar

BLANCA, R. M. El bordado en lo cotidiano y en el arte contemporáneo: ¿práctica emergente o tradicional?. Revista Feminismos, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30006. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos