Participação Feminina na Luta Armada no Brasil: os papéis de nove mulheres nos confrontos durante a ditadura militar

Autores

  • Carla Paiva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo

O livro “Mulheres e militância: encontros e confrontos durante a ditadura militar” fornece diversos elementos para a construção social da memória histórica brasileira sobre a ditadura militar brasileira. Destacando-se, principalmente, por revelar a trajetória de vida de nove mulheres brasileiras que militaram contra esse regime, no período de 1964 a 1972 e por  discutir as relações existentes entre identidade feminina e militância, assinalando a relevância da ação dessas mulheres na reestruturação dos papeis de gênero, revolucionando costumes, valores e relações sociais e afetivas, rompendo com a ideia das mulheres restritas ao espaço privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Paiva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde graduou-se em Comunicação Social. É professora do curso de Jornalismo em Multimeios na Uneb. E-mail: ccspaiva@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

PAIVA, C. Participação Feminina na Luta Armada no Brasil: os papéis de nove mulheres nos confrontos durante a ditadura militar. Revista Feminismos, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/29986. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas