Agravos ortopédicos e doenças ocupacionais em funcionários de uma empresa de teleatendimento como indicadores para a gestão em saúde e melhoria na gestão de pessoas

Autores

  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Karina Zigart UNINOVE
  • João Victor Fornari UNINOVE
  • Anderson Sena Barnabé UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i1.8976

Palavras-chave:

Gestão em Saúde. Gestão de pessoas. Teleatendimento. Agravos ortopédicos. Epidemiologia.

Resumo

Introdução: As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga, e constituem-se em um dos principais motivos de absenteísmo entre trabalhadores do serviço de teleatendimento. Objetivo: Quantificar os agravos ortopédicos e identificar a prevalência de doenças ocupacionais do tipo LER/DORT em funcionários de uma empresa do setor de teleatendimento. Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo, transversal e de abordagem quantitativa, que avaliou 382 casos de afastamento do trabalho registrados na empresa avaliada no ano de 2012. Resultados: Observou-se que, dos 140 afastamentos em decorrência de agravos ortopédicos, 48 (34%) relacionaram-se a distúrbios osteomusculares, especialmente da coluna vertebral (24 casos, 17,14%). Conclusão: O número de indivíduos afastados em decorrência de LER/DORT mostrou-se consideravelmente elevado neste levantamento. Redução da carga horária, estímulo à mudanças na posição de trabalho e redução dos movimentos repetitivos são essenciais para ao menos minimizar o quadro aqui apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Biólogo. Doutor em Ciências pela UNIFESP

Karina Zigart, UNINOVE

Graduanda em Fisioterapia da UNINOVE

João Victor Fornari, UNINOVE

Nutricionista. Doutor em Saúde Coletiva pela UNIFESP

Anderson Sena Barnabé, UNINOVE

Biólogo. Doutor em Saúde Pública pela USP

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Ferraz, R. R. N., Zigart, K., Fornari, J. V., & Barnabé, A. S. (2014). Agravos ortopédicos e doenças ocupacionais em funcionários de uma empresa de teleatendimento como indicadores para a gestão em saúde e melhoria na gestão de pessoas. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 13(1), 33–37. https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i1.8976

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)