Avaliação clínica e hematológica em caprinos experimentalmente infectados com cepas de Corynebacterium pseudotuberculosis
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i2.61272Mots-clés :
Caprino, biofilme, Corynebacterium peseudotuberculosis, hemograma, infecção experimentalRésumé
A caprinocultura é um importante segmento no agronegócio. Porém, existem alguns entraves na produção que causam graves prejuízos, dentre eles, patógenos responsáveis por doenças persistentes, o C. pseudotuberculosis - agente etiológico da linfadenite caseosa. Para analisar a infecção da doença, 18 (dezoito) caprinos da raça Canindé foram divididos em três grupos, sendo um grupo controle (sem infecção) e dois grupos infectados, sendo um grupo com uma cepa de C. pseudotuberculosis produtora e outro grupo com uma cepa não produtora de biofilme. Antes da infecção foram coletados 4 mL de sangue para realização do hemograma. Após a infecção dos animais foram realizadas coletas de sangue e exames clínicos nos tempos 7, 14, 28, 45, 60, 90, 120, 150 e 180 dias pós-infecção. Após esse período os animais foram abatidos tecnicamente para análise post mortem. Foi possível observar a presença de lesões em todos os animais infectados, podendo-se depreender que a cepa produtora de biofilme causou maiores lesões nos animais. Para as condições de infecção experimental foram comprovados picos de haptoglobina na infecção aguda, bem como os valores dos hemogramas apresentando-se dentro da normalidade, no entanto foi observada a elevação do número de leucócitos com aproximação do valor máximo de referência na infecção aguda e na fase crônica da doença, podendo sugerir uma reinfecção da doença.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.