Influência do estado nutricional materno sobre a prematuridade e o conteúdo energético do leite humano de mulheres adultas
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i2.54884Mots-clés :
Aleitamento Materno. Avaliação Nutricional. Banco de Leite Humano. Nutrição Materna. Prematuridade.Résumé
Introdução: O leite materno é um alimento único que oferece características nutricionais e fatores imunológicos que não podem ser igualmente substituídos por nenhum outro tipo de leite. Objetivo: Avaliar a relação do estado nutricional com a idade gestacional e o valor energético do leite humano de nutrizes adultas. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, com amostra composta por 40 nutrizes. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2020, por meio de entrevista, avaliação antropométrica e inquérito alimentar. O conteúdo energético das amostras de leite humano foi determinado por meio do crematócrito. Resultados: Observou-se percentual elevado de mulheres com sobrepeso e obesidade, bem como um ganho de peso excessivo na gestação. As nutrizes cujo leite produzido apresentou maior valor energético tiveram uma mediana de ganho de peso maior. Além disso, verificou-se associação entre o IMC no final da gestação e a gordura corporal materna com a prematuridade. O IMC pré-gestacional foi maior nas mães de prematuros. Conclusão: O ganho de peso excessivo durante a gestação foi associado a um maior valor energético do leite produzido. A obesidade pré-gestacional e o IMC no final da gestação mostraram-se associados com a prematuridade.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.