Educação permanente em saúde e a integralidade do cuidado nos Centros de Especialidades Odontológicas
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.53889Mots-clés :
Educação continuada, Integralidade em saúde, Serviços de saúde bucalRésumé
Introdução: a Educação Permanente em Saúde consolida as suas bases teóricas e práticas em um processo dinâmico e libertador, surgindo dentro da atenção secundária odontológica, como uma ferramenta intrínseca e extrínseca com potencial para gerar reflexões e ações sobre o processo de trabalho. Objetivo: analisar as ações de Educação Permanente em Saúde e o seu impacto na integralidade do processo de trabalho dentro das rotinas da atenção de média complexidade em Odontologia. Metodologia: trata-se de um estudo transversal exploratório, baseado em dados secundários do 2º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas. Foi ajustado um modelo de regressão logística obtido por análises bivariadas. Resultados: a análise evidenciou que quando há matriciamento ou ações de apoio, há 26 vezes mais chances de acontecerem ações de educação permanente, assim como a presença de um gerente com formação em Saúde Coletiva, incentivo, gratificação ou prêmio financeiro dados aos profissionais por desempenho, planejamentos e avaliações organizados de forma periódica e a prática da autoavaliação, aumentando, assim, as chances dessas ações de educação acontecerem. Conclusão: evidenciou-se, neste estudo, a relação existente entre ações de Educação Permanente em Saúde e o fortalecimento da integralidade do cuidado na assistência odontológica de média complexidade praticada nos Centros de Especialidades Odontológicas, entre as quais se destacam o apoio matricial, um gestor com formação em Saúde Coletiva, planejamentos e avaliações organizadas de forma periódica, bem como a autoavaliação.
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