Variáveis antropométricas, clínicas e medicamentosas de usuários de varfarina após acompanhamento farmacoterapêutico
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.47779Mots-clés :
Varfarina, Interações medicamentosas, Circunferência abdominal, Obesidade, HipertensãoRésumé
Introdução: a varfarina é um medicamento anticoagulante para o tratamento de doenças cardíacas, tromboembólicas e de hipercoagulabilidade. É considerado potencialmente perigoso devido à janela terapêutica estreita e grande variabilidade de resposta. Objetivo: avaliar o impacto do acompanhamento farmacoterapêutico sobre o uso de medicamentos e interações medicamentosas de pacientes do sistema público de saúde que fazem uso de varfarina, bem como associar o acompanhamento às medidas clínicas de pressão arterial e o índice de massa corporal. Metodologia: 47 pacientes participaram da pesquisa, onde foi realizado um ensaio clínico randomizado de dois braços, paralelo e controlado, que compara o grupo intervenção (n=23), através do acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes do sistema público de saúde do município de Ijuí que fazem uso de varfarina, com um grupo controle (n=24), sem acompanhamento farmacoterapêutico. Resultados: neste estudo não foi demonstrada associação do acompanhamento farmacoterapêutico e medidas antropométricas como IMC e circunferência abdominal, mas verifica-se a alta prevalência dessas variáveis alteradas, como sobrepeso e obesidade. Houve melhora da pressão arterial no grupo intervenção em
comparação ao grupo controle, o que demonstra o benefício do acompanhamento. Discussão: o controle da anticoagulação pode ser prejudicado por alimentação, uso de medicamentos, idade e doenças associadas, e seu uso requer o monitoramento dos níveis de INR e avaliação da adesão ao tratamento. Conclusão: os usuários de varfarina estão suscetíveis a sangramentos, tromboses, interações medicamentosas, além dos próprios fatores de risco decorrentes da obesidade, hipertensão e adiposidade abdominal, sendo fundamental o acompanhamento destes pacientes para se evitar possíveis efeitos negativos da medicação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.