Composição corporal por meio da absortometria radiológica de dupla energia em idosos institucionalizados do Hospital Santo Antônio
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i3.47093Mots-clés :
Composição corporal, Envelhecimento, Idosos, Saúde do idoso institucionalizadoRésumé
Introdução: o processo de envelhecimento tem sido constante objeto de estudos epidemiológicos, em função do recrudescimento do número de idosos na população, resultando numa incessante busca de instituições de longa permanência. O uso de métodos de avaliação nutricional e de composição corporal em idosos dessas instituições pode ser considerado um diferencial na assistência multimodal. Objetivo: avaliar a composição corporal de idosos institucionalizados por meio da Absortometria Radiológica de Dupla Energia, atendidos do Hospital Santo Antônio, na cidade de Salvador, Bahia. Metodologia: estudo descritivo, analítico, corte transversal, com 13 idosos de ambos os sexos da referida instituição. Aplicou-se questionário sociodemográfico e de dados clínicos e os idosos foram submetidos a DXA, obedecendo a protocolos padrão para realização do exame. Resultados: predominância do sexo feminino (61%) e idade média de 79,5 (DP=7,0). As mulheres se destacaram por excesso de gordura corporal (61,5%) e, no que tange à reserva de massa muscular, a distribuição percentual e absoluta foi dividida de forma igual para ambos os sexos (50%). Conclusões: foi possível observar que grande parte dos idosos avaliados, e em especial mulheres, apresentou excesso de tecido corporal gorduroso, considerando todas as variáveis relacionadas à massa gordurosa corporal reveladas pela DXA. Estudos dentro dessa temática, no último ciclo de vida mais vulnerável são de suma importância, uma vez que o número populacional de idosos tem assumido nos últimos anos um crescimento exponencial.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.