Avaliação de fatores de risco e antígeno prostático específico no rastreamento de câncer de próstata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i2.44049

Palavras-chave:

Antígeno Prostático Específico. Biomarcadores. Neoplasia Prostática Intraepitelial. Hiperplasia Prostática. Fatores de Risco.

Resumo

Introdução: no Brasil, o câncer de maior incidência nos homens é o câncer de próstata (CaP), com 6,9% de mortalidade. Atualmente, discute-se a aplicabilidade do antígeno prostático específico (PSA) em políticas de rastreamento para CaP e os riscos associados ao sobrediagnóstico. Objetivo: correlacionar a dosagem do PSA com fatores de risco, história clínica e a presença de neoplasia prostática. Metodologia: estudo descritivo transversal que analisou, comparativamente, dados clínico-epidemiológicos e níveis séricos de PSA de 200 pacientes. Valores de PSA foram estratificados em três categorias (<2,5, 2,5–10,0 e >10 ng/ml). Resultados: os fatores de risco analisados foram relacionados significativamente com o aumento do PSA e neoplasia prostática. A prevalência de CaP (11%) e hiperplasia prostática (61%) foi observada nos pacientes com maior dosagem de PSA, enquanto 1% dos pacientes apresentou CaP sem alteração do PSA e 4% tiveram CaP com 2,5–10,0 ng/ml de PSA. Maiores níveis séricos do biomarcador foram relacionados a diabetes (70%), hipertensão (77%), uso crônico de medicações (60%) e ausência de exames periódicos (58%). O grupo com PSA >10 ng/ml teve média de idade maior que o primeiro (p = 0,002) e o segundo grupos (p = 0,027). Conclusão: a prevalência de hiperplasia prostática benigna associada à alteração do PSA, e o elevado risco de exames falso-positivos evidenciam a preocupação com o sobrediagnóstico. No contexto dos dados clinico-epidemiológicos avaliados, a possibilidade de resultados falso-positivos e falso-negativos associados à dosagem do PSA deve ser considerada, ressaltando a importância de adoção de exames complementares para rastreio do CaP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Binow Demuner, Centro Universitário do Espírito Santo

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC

Linda Christian Carrijo-Carvalho, Centro Universitário do Espírito Santo

Doutora em Ciências, USP. Professora do Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Binow Demuner, B. ., & Carrijo-Carvalho, L. C. (2021). Avaliação de fatores de risco e antígeno prostático específico no rastreamento de câncer de próstata. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 20(2), 235–239. https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i2.44049