Nível de atividade física, qualidade do sono e de vida em pacientes com doença arterial periférica

Auteurs

  • Ariel Fukushima Fallaci
  • Daiana de Jesus da Silva Mendes
  • João Victor Silva dos Santos
  • Alice Maria Borges de Carvalho
  • Nilo Manoel Pereira Vieira Barreto
  • Michelli Christina Magalhães Novais

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.36392

Mots-clés :

Arteriopatias Oclusivas. Privação do Sono. Atividade Motora. Claudicação Intermitente

Résumé

Introdução: a Doença Arterial Periférica (DAP) decorre do estreitamento ou oclusão arterial, que interfere no aporte sanguíneo das extremidades inferiores. A DAP pode levar a um repouso prolongado, causando prejuízos à qualidade de vida e do sono dos pacientes, devido à dor e receio de lesão. Objetivo: descrever o nível de atividade física, a qualidade de vida e do sono em pacientes com DAP. Metodologia: trata-se de um estudo observacional, epidemiológico e transversal, realizado no Hospital Geral de Camaçari-BA. Foram incluídos pacientes com diagnóstico de DAP, ambos os sexos, com idade superior a 18 anos, internados no referido hospital. Foram excluídos os pacientes com distúrbios psiquiátricos e dificuldade de compreensão dos questionários. Para a avaliação do nível de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade física, para Qualidade de Vida o questionário Short Form Health Survey 36, para qualidade do sono Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e para Claudicação Intermitente o Questionário de Edimburgo. Resultados: dos 27 pacientes analisados, 55,6% (15/27) eram do sexo feminino e 44,4% (12/27) masculino, 37% (10/27) de cor/raça preta. A média de idade foi de 62,6±8,3 anos, peso 71,8±16,2kg, altura 164,8±8,3cm e IMC 26,3±5. A maioria relatou ser ativo, 33,3% (9/27). Segundo a SF-36 o domínio mais limitante foi “dor” (28,6), o escore global do PSQI foi de 10,4 e a maioria (81,5%) não apresentava claudicação intermitente. Conclusão: a presença de DAP foi mais frequente nos idosos e foram identificados a presença de distúrbios do sono e diminuição da qualidade de vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ariel Fukushima Fallaci

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC). Membro colaborador da Liga Acadêmica de Pneumologia da Bahia - LAP UFBA. Ex monitora das disciplinas de Anatomia II, Fisioterapia Pneumofuncional, e Fisioterapia Aplicada a UTI. Ex aluna de Iniciação Científica na área de cardiovascular. Interesse nas áreas de Fisioterapia aplicada à Clínica Médica, Fisioterapia Respiratória e Hospitalar.

Téléchargements

Publiée

2021-05-05

Comment citer

Fukushima Fallaci, A., de Jesus da Silva Mendes, D., Silva dos Santos, J. V., Borges de Carvalho, A. M., Pereira Vieira Barreto, N. M., & Magalhães Novais, M. C. (2021). Nível de atividade física, qualidade do sono e de vida em pacientes com doença arterial periférica. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 20(1), 89–94. https://doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.36392

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice