Artigo científico na área de saúde: diretrizes para sua elaboração e avaliação
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.25135Mots-clés :
Artigo científico. Avaliação de qualidade. Estudos observacionais. Estudos epidemiológicos. Estudos qualitativos. Revisão sistemática.Résumé
Introdução: O aumento da velocidade, da diversidade e do volume das publicações científicas, tanto em escala global como no que diz respeito às pesquisas em saúde, tem levado a comunidade científica a reconhecer a necessidade do estabelecimento de critérios e padrões de qualidade para a avaliação, tanto do rigor metodológico, quanto das publicações. Objetivo: Ante o exposto, na perspectiva de subsidiar os pesquisadores na sua tarefa de qualificar sua produção, o presente artigo tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, a descrição de algumas iniciativas que têm sido utilizadas, cada vez mais e por diferentes revistas científicas, como parâmetro para medir a qualidade dos artigos submetidos para publicação, segundo os tipos de estudo. Método: A base de consulta foi o Equator Network e as iniciativas selecionadas foram: STROBE, SAMPL, PROSPERO, AMSTAR, PRISMA, COREQ, SRQR. Conclusão: A rede Equator Network, com a finalidade de subsidiar a qualificação das pesquisas em saúde e da sua divulgação, contempla, nas suas diretrizes, diferentes tipos de investigação para que autores, revisores e editores disponham de elementos de verificação do rigor científico e do atendimento às recomendações de editores e revisores de periódicos científicos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.