Determinantes da qualidade na radiologia oncológica

Auteurs

  • Patrícia Fernanda Dorow Instituto Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.23533

Mots-clés :

Radiologia. Controle de Qualidade. Oncologia. Benchmarking.

Résumé

Introdução: as organizações oncológicas especializadas e os grupos colaborativos multidisciplinares dedicaram esforços consideráveis ao desenvolvimento de IQ baseados em evidências para facilitar a melhoria da qualidade, a acreditação, o benchmarking, a manutenção da certificação e a elaboração de relatórios regulatórios. Em particular, a radiologia oncológica tem uma longa história de esforços organizados na avaliação da qualidade continua. Objetivo: a presente revisão de literatura objetiva fornecer uma revisão abrangente do estado atual da avaliação da qualidade em oncologia, com ênfase nos recentes esforços de melhoria da qualidade. Metodologia: artigos científicos que que incluíam análise e/ou discussão da avaliação da qualidade dos cuidados no campo da radiologia oncológica foram pesquisados na base de dados PubMed, entre os anos de 1966 a 2016, por meio dos descritores específicos. Resultados: destaca-se as implicações do movimento da qualidade em saúde para a oncologia por meio do uso da radiação e analise dos esforços existentes para definir e medir a qualidade nessa área. Conclusão: apesar de possuir uma longa história de liderança na avaliação da qualidade de cuidados, a radiologia oncológica ainda não definiu IQ de consenso e métricas apropriadas derivadas de desses indicadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Patrícia Fernanda Dorow, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professora efetiva do Mestrado em Proteção Radiológica e do Curso de Radiologia do Instituto Federal de Santa Catarina. Leciona a disciplina de Radioterapia.

Téléchargements

Publiée

2018-11-27

Comment citer

Dorow, P. F. (2018). Determinantes da qualidade na radiologia oncológica. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 17(2), 257–264. https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i2.23533