Relato de caso: pancreatite biliar associada ao uso de tigeciclina em idosa
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.18379Mots-clés :
Pancreatite. Antibacterianos. Uso de medicamentos. Efeitos colaterais e Reações Adversas Relacionados a MedicamentosRésumé
RESUMO
Introdução: A tigeciclina é a primeira glicilciclina aprovada para uso clínico. Possui indicação para o tratamento de infecções complicadas de pele e partes moles, infecções intra-abdominais complicadas causados por microrganismos gram-positivos, gram-negativos e anaeróbios sensíveis. A pancreatite induzida por tigeciclina tem sido recentemente relatada como reação adversa. Relato de caso: trata-se de caso de pancreatite aguda provavelmente induzida por tigeciclina em uma mulher de 72 anos admitida devido a pé de diabético. A paciente passou a apresentar sintomatologia e alterações laboratoriais três dias após o início do tratamento com o agente, sendo diagnosticada com pancreatite biliar induzida por tigeciclina. Discussão: A pancreatite aguda medicamentosa apresenta incidência entre 0,1-2% mas ainda há pouca literatura acerca da pancreatite induzida por tigeciclina. Na paciente em questão, o diagnóstico foi reforçado mediante análise de causalidade com o algorítmo de Naranjo indicando relação causal provável para tigeciclina (score=7). Segundo a literatura, a pancreatite induzida pela tigeciclina é de início rápido e os sintomas desaparecem gradualmente após a suspensão do tratamento, conforme detectado no caso relatado. Conclusão: Pancreatite aguda induzida por tigeciclina ainda é considerado um raro fenômeno, sendo necessária sua investigação, notificação e divulgação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.