Fatores decisivos e estratégias para captação de doadores em hemocentros: revisão da literatura

Auteurs

  • Hesther de Macedo Bousquet
  • Italo Ricardo Santos Aleluia Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Leandro Alves da Luz Instituto de Saúde Coletiva(UFBA)

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.17510

Mots-clés :

Serviço de Hemoterapia. Doadores de Sangue. Estratégias

Résumé

Introdução: a criação do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados e a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, foi fundamental para a mudança de paradigma relacionada à doação de sangue no Brasil, mas apesar disso, o percentual de doares voluntários de sangue no país continua abaixo do recomendado por Organismos Internacionais, resultando no baixo estoque de sangue nos hemocentros em todo país. Objetivo: sistematizar o conhecimento da literatura nacional e internacional sobre os principais fatores decisivos e estratégias para captação e manutenção de doadores de sangue em serviços de hemoterapia. Metodologia: trata-se de estudo com abordagem exploratória e qualitativa que considerou artigos científicos nas bases de dados Scielo, Lilacs e Vérsila Biblioteca Digital, publicados entre os anos de 2005 a 2015 e documentos e experiências que descrevessem fatores envolvidos na decisão de doação sanguínea, que apontassem estratégias desenvolvidas em âmbito nacional, estadual, regional ou municipal. Resultados: na literatura, evidenciou-se que fatores contextuais externos e internos relacionados ao doador influenciam o processo decisório de doação sanguínea. Observou-se que diversas estratégias vêm sendo empregadas em diversas regiões do país, como a implementação de tecnologias comunicacionais em diversões hemocentros e o desenvolvimento de ações intersetoriais entre a saúde e a educação para a captação de indivíduos para a doação de sangue. Conclusão: estratégias realizadas a partir de tecnologias comunicacionais produzem resultados favoráveis à divulgação de informações sobre o ato de doação de sangue. Assim, reforça-se a necessidade de realização de estudos de implementação dessas tecnologias e seus efeitos no processo de doação de sangue.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Hesther de Macedo Bousquet

Biomédica (UFG), Especialista em Saúde Coletiva (ISC/UFBA)

Italo Ricardo Santos Aleluia, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Saúde Pública (ISC/UFBA). Professor Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Leandro Alves da Luz, Instituto de Saúde Coletiva(UFBA)

Mestre em Saúde Comunitária e Doutorando em Saúde Pública – ISC/UFBA

Téléchargements

Publiée

2018-06-27

Comment citer

Bousquet, H. de M., Aleluia, I. R. S., & da Luz, L. A. (2018). Fatores decisivos e estratégias para captação de doadores em hemocentros: revisão da literatura. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 17(1), 84–88. https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.17510

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice