Aplicabilidade do cromossomo X no DNA forense

Auteurs

  • Raisa Fernandes souza Leite Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Andressa Paula Barros Machado Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rejane da Silva Sena Barcelos Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.15078

Mots-clés :

Cromossomo X. Genética Forense. Identificação Humana. Polimorfismo.

Résumé

Introdução: os casos de identificação humana com a ausência do pai se tornam de difícil solução com marcadores moleculares autossômicos, do cromossomo Y e situados no DNA mitocondrial. Objetivo: contribuir com a solução destes casos utilizando o polimorfismo genético de marcadores moleculares situados no cromossomo X. Metodologia: buscas foram realizadas em bases de dados nacionais e internacionais até novembro de 2015. Foram selecionados artigos relacionados com o uso de marcadores moleculares e com a solução de casos de paternidade com e sem a ausência do suposto pai. Discussão: os achados na literatura mostram que casos de paternidade com a ausência do pai podem ser solucionados com o polimorfismo do cromossomo X (repetições de tetranucleotídeos), inclusive com menos marcadores em relação às demais classes de marcadores, pois o padrão de herança mostrase diferente entre os pais. Conclusão: a principal aplicabilidade do polimorfismo do cromossomo X situa-se nos casos complexos de identificação humana que não poderiam ser solucionados devido à ausência do material biológico de parentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Raisa Fernandes souza Leite, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduanda em Biomedicina e Farmácia

Andressa Paula Barros Machado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduanda em Biomedicina e Farmácia. PUC Goiás;

Rejane da Silva Sena Barcelos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Biologia Animal. UNB. Professora Adjunto. PUC Goiás. Superintendente de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás.

Téléchargements

Publiée

2017-10-27

Comment citer

Leite, R. F. souza, Machado, A. P. B., & Barcelos, R. da S. S. (2017). Aplicabilidade do cromossomo X no DNA forense. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 16(2), 204–209. https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.15078