O lúdico na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes com constipação intestinal funcional: um estudo prospectivo-qualitativo

Auteurs

  • Claúdia dos Reis Motta UFBA
  • Luciana Rodrigues Silva

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14953

Mots-clés :

Criança. Psicanálise. Lúdico. Constipação Intestinal

Résumé

Introdução: o lúdico, na psicanálise da criança, é uma via de acesso privilegiada do processo de simbolização e apropriação da experiência subjetiva. Objetivo: O objetivo do artigo é discorrer sobre a importância do brincar na clínica psicanalítica com crianças portadoras de constipação intestinal funcional. Fragmentos de seis casos clínicos serão apresentados e discutidos. Metodologia: pesquisa qualitativa de corte transversal com amostra de conveniência composta de nove crianças e um adolescente entre dois e 15 anos de idade, encaminhados pelo ambulatório médico, com diagnóstico de constipação intestinal funcional crônica. Através da análise de estudos de casos, a analista pesquisadora explorou com profundidade as questões psicoafetivas envolvidas no sintoma investigado. As produções lúdicas foram registradas em fotos, analisadas e associadas aos discursos da criança e dos pais. Resultados: das dez famílias do presente estudo, apenas uma não aderiu ao tratamento psicoterápico. Houve remissão do sintoma da constipação intestinal funcional em nove casos. Acima de 70% dos pacientes e famílias apresentaram: fezes endurecidas, traços de rejeição e superproteção maternas, crise no casal ou ex-casal parental, pais que lidam com as fezes como algo sujo e feio, criança com ansiedade, relação de controle mãe e filho, exercício da função paterna frágil, dificuldades na expressão da agressividade pela criança e pela família, e ambiente familiar agressivo. Conclusão: o brincar com argila, massa e tinta torna-se fundamental para que a criança portadora de constipação funcional fale e elabore, em análise, as questões envolvidas na sua relação com as fezes e com a fixação na fase anal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Claúdia dos Reis Motta, UFBA

Bacharel em Psicologia pela UFBA. Psicanalista pela Sede Psicanálise e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pelo Instituto de Ciências da Saúde.

Luciana Rodrigues Silva

Professora Titular de Pediatria, Chefe do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde e do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas da Universidade Federal da Bahia.

Téléchargements

Publiée

2015-02-18

Comment citer

Motta, C. dos R., & Silva, L. R. (2015). O lúdico na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes com constipação intestinal funcional: um estudo prospectivo-qualitativo. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(3), 360–371. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14953

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

<< < 1 2 3 4