Percepção de gestantes sobre o papanicolaou: bases para a estratégia saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.6962Palabras clave:
Gestantes. Neoplasias do Colo do Útero. Esfregaço vaginal. Saúde da família.Resumen
Objetivo: Analisar as percepções de gestantes cadastradas em uma Unidade de Saúde da Família acerca do Papanicolaou solicitado no pré-natal. Metodologia: Abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A pesquisa foi desenvolvida com gestantes cadastradas no pré-natal, em uma unidade saúde da família. As entrevistas foram transcritas e analisadas segundo a análise temática de conteúdo. Resultados: Evidenciou-se que as mulheres possuem conhecimento limitado sobre a aplicabilidade do exame; a relação do profissional com a usuária durante a realização do mesmo é fundamental para minimizar os sentimentos negativos que, muitas
vezes, vêm à tona por causa do procedimento e percebeu-se um déficit de informações sobre o exame, tornando-se importante a necessidade de atividades de educação em saúde sobre a temática. Conclusão: Logo, o incentivo do exame na gestação é uma ferramenta aliada para a redução da morbimortalidade feminina por câncer de colo do útero, devendo ser parte fundamental das ações de saúde nas unidades de estratégia saúde da família.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.