Novas abordagens sobre os fatores de virulência de Candida albicans

Autores/as

  • Plínio Lázaro Faleiro Naves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Diogenes Pinto Santana UEGO
  • Evandro Leão Ribeiro UFGO
  • Antônio Carlos Severo Menezes

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.6953

Palabras clave:

Candida albicans. Fatores de virulência. Biofilmes

Resumen

A incidência de infecções fúngicas vem aumentando significativamente nos últimos anos e a levedura Candida albicans é responsável pela maioria destas infecções. Esta levedura comensal é facilmente encontrada na mucosa bucal, trato gastrointestinal, trato urogenital e pele de seres humanos desde o nascimento. Em determinadas circunstâncias, quando ocorre ruptura do equilíbrio biológico devido a fatores predisponentes, pode haver um aumento na multiplicação e invasão dos tecidos do hospedeiro por estes micro-organismos.

A expressão de determinados fatores de virulência, tais como adesinas, proteases e fosfolipases, variações fenotípicas e a formação de biofilmes microbianos, facilitam a penetração nos tecidos e conferem uma maior patogenicidade a estas leveduras. Crescendo em biofilme, as células possuem fenótipo alterado e uma resistência extraordinária a muitos antifúngicos, dificultando a erradicação do processo infeccioso. Neste contexto e com base na literatura atual, a presente revisão compila informações sobre os principais fatores de virulência de Candida albicans.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Plínio Lázaro Faleiro Naves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

LABORATÓRIO DE BIOENSAIOS UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Publicado

2013-11-08

Cómo citar

Naves, P. L. F., Pinto Santana, D., Leão Ribeiro, E., & Severo Menezes, A. C. (2013). Novas abordagens sobre os fatores de virulência de Candida albicans. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(2), 229–233. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.6953

Artículos más leídos del mismo autor/a